Quem Somos

O Instituto de Novas Idéias para o Rio de Janeiro, INI-RIO, é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos.

Nasceu em 2003, do Instituto de Novos Valores, criado em 1999, que atuou dentro da Universidade Estácio de Sá, desenvolvendo práticas empreendedoras para os jovens se prepararem para o mercado de trabalho.

O INI-RIO é um centro de estudos e pesquisas que tem por objetivo propor, para o Rio de Janeiro, novas soluções no âmbito de políticas sociais, econômicas, urbanísticas, de administração pública; estudando também biografias de políticos, comunicação política, campanhas e sistemas eleitorais.

Para seus fins, além de análises e pesquisas próprias, o INI-RIO convenia com instituições acadêmicas, tais como PUC, FGV, IUPERJ, entre outras.

Para sua manutenção, a partir dos seus estudos, o INI-RIO, presta serviços tais como resenhas, artigos e boletins.

O primeiro produto que o INI-RIO coloca a disposição da sociedade, é um boletim eletrônico chamado de Riscos & Oportunidades, R&O, que analisará semanalmente oportunidades para novas ideias e a conjuntura política favorável ou não àquelas inovações.

R&O conta com consultores experientes no mundo acadêmico e governamental que não admitem a apatia às novas idéias para melhorar a nossa Cidade.

Nossos Colaboradores Frequentes

André Luiz Fontoura Cretton

Colaborador

Economista, com pós-graduações em Teoria Econômica (EPGE/FGV), Orçamento Público (EPGE/FGV) e Análise de Sistemas (CCE/PUC-RJ), além de MBABoletim eletrônico n o 001 15/ setembro 2005 1 Executivo em Planejamento, Gestão e Controle de Tributos - Auditoria Fiscal e Tributária (CEFET-RJ) e mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Finanças Públicas, com artigos publicados sobre o tema, foi Coordenador do Fundo de Liquidez da Dívida Pública e do Programa de Investimentos Carioca, na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Foi Conselheiro Fiscal do Riocentro, Gerente de Economia e Finanças Públicas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos - IPP e Assessor Econômico-Financeiro do Secretário Municipal de Fazenda, além de Assessor do Presidente da ABRASF - Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais. Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi Assessor Parlamentar de vários vereadores.

Carlos Lima Silva

Colaborador

Formado em marketing e é mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV, onde atua como professorautor (FGV Online). Além disso, também atua como professor da Universidade Estácio de Sá nas áreas de marketing político e institucional, além de planejamento estratégico de empresas. Suas principais áreas de interesse são comportamento do consumidor, axiologia e antropologia do consumo, planejamento estratégico e marketing político. Autor de livros como ``Harmonia no Conflito - A Arte da Estratégia de Sun Tzu`` (1998), ``Manual Prático da Arte da Guerra`` (2003) e ``Licenciamento, marca e significado: marketing de reconhecimento`` e co-autor de ``Gerenciando no Limite`` (2000), todos da Editora Qualitymark, vem desenvolvendo uma consistente carreira literária na área de negócios e marketing. Palestrante em inúmeros eventos executivos e empresariais, Carlos Lima Silva também apresenta a sua produção acadêmica em seminários como o EnANPAD, o Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade e o Encontro para a Cidade Sustentável promovido pela Universidade de Wessex (Reino Unido).

Manuel Sanches

Colaborador

Cientista político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e arquiteto pela Universidade Santa Úrsula. Tem 2 mestrado em Public Administration pela John Kennedy School of Government, Harvard University, e é candidato ao título de doutor em Planejamento Urbano e Ambiental pelo City and Regional Planning Department, Cornell University. É professor adjunto em ciência política no Departamento de Ciência Política da UFRJ, ocupou diversos cargos públicos no município, no estado do Rio de Janeiro e no governo federal, entre os quais presidente da Comlurb, sub-secretário de urbanismo da cidade do Rio, sub-secretário de meio-ambiente do estado do Rio e diretor de planejamento estratégico da Fundação Oswaldo Cruz. Foi teaching assistant do programa de planejamento urbano de Cornell University, em Roma, na Itália, e desenvolveu diferentes estágios profissionais na França.